Quatro Elementos

Os quatro elementos: elemento Água – Inverno

21 de novembro de 2017

O elemento Água tem a maior presença no nosso planeta, que tem 90% de água em sua composição. Novamente, podemos traçar um paralelo com o corpo físico adulto, que tem 76% de água, enquanto o bebê tem 90% de água e vem de um ambiente no qual ele flutuava em líquido.

Água é Vida. A Água tem semelhança com a Terra, com sua manifestação em diferentes formas. Se manifesta em estados líquidos, sólidos, gasosos em forma de vapor, e, em suas formas diversas, como nos oceanos, rios e lagos. Podemos observar que onde não tem água, como no deserto, por exemplo, não cresce nada, logo, não se produz e não se colhe. A Água permeia todo o planeta e é uma condição essencial para a Vida na Terra.

Do ponto de vista simbólico, no nosso corpo, a água é associada com nossas artérias e veias.

Na natureza, o reino vegetal está associado com o elemento Água. Árvores, plantas, alimentos, precisam de água para crescer e se desenvolver.

Nas estações, o Inverno está associado com o elemento Água, porque é o tempo onde o solo se prepara para receber as sementes que vão brotar na primavera.

No estudo da botânica, podemos observar os quatro elementos presentes nas diferentes espécies de plantas. Os diferentes elementos são uma indicação para a utilização das plantas, tanto na alimentação como na medicina, através da leitura das signaturas, as características essenciais das plantas, tais como se revelam ao observador.

As pessoas nas quais predomina o elemento Água são mais paradas, direcionadas pelo SENTIR. Tem as emoções muito afloradas, choram e se deprimem com facilidade.

Por outro lado, são nutridoras, cuidadoras, vitalizadoras. São pessoas sensíveis, pacientes e conciliadoras. As vezes se afogam dentro de mágoas, mas também acham as saídas para seus problemas contornando as pedras.

Você também pode gostar de