O Canteiro da Horta

Calendário Anual – Mês de Janeiro

22 de janeiro de 2018

O CANTEIRO DA HORTA 
A intenção aqui é saber mais sobre uma alimentação saudável, e de uma maneira simples passar informações para as pessoas que querem melhorar sua Qualidade de Vida através da alimentação.

MÊS DE JANEIRO
No mês de janeiro a horta fica assim, coberta de grama ou folhas secas para a terra descansar, e se preparar para um novo ciclo.

Como sabemos em janeiro estamos em pleno verão. Este representa o Elemento Fogo, portanto temos muito calor, que queima as verduras mais delicadas, queimando suas folhas e impedindo o pleno desenvolvimento e maturação das hortaliças.

Junto vem um excesso de água com as abundantes trovoadas nos finais das tardes.

Isto, falando da nossa horta particular com produção artesanal. Para a escala industrial e comercial, muitas hortaliças crescem no verão protegidas e cuidadas em estufas através de diferentes técnicas hidrocultura, por exemplo.

Mas mesmo assim na nossa horta artesanal podemos plantar e colher pepinos, berinjelas, tomates, chuchu e outras, que gostam de calor e gostam da abundância da água do verão.

 

Receita de Janeiro:
Refogado de couve manteiga

Lave bem as folhas da couve tirando o talo grosso do meio da folha. Depois enrole as folhas e corte bem fininho com uma faca afiada. Refogue um pouco de cebola picada em duas colheres de óleo. Acrescente a couve cortada, mexa e tempere com sal. Deixe murchar mexendo sempre, refogando ligeiramente, desligue o fogo, acrescente salsa picada a gosto.

As couves em geral gostam do verão de abundância água e de sol. Muito saudáveis fazem parte da classe dos alimentos adstringentes, e o seu elemento é Terra e Ar.

  

 

Você também pode gostar de