O Canteiro da Horta

Mês de Fevereiro

12 de fevereiro de 2018

Em fevereiro a horta é preparada para o plantio no mês de março, onde as temperaturas já ficam mais amenas. Então agora é tempo de esvaziar a composteira do ano todo, cheia com o acúmulo dos restos da cozinha, folhas, e de outros resíduos biodegradáveis.

Percebemos todo ciclo anual, onde as sobras da horta de ontem, agora se transformam em adubo orgânico, que vai nutrir os novos vegetais as novas folhas que vamos colher e consumir no tempo certo.

Acrescentamos um pouco de calcário, um pouco de cinzas, mais folhas secas e tudo é misturado com a pá preparando o terreno para um novo ciclo de colheita, A terra fica fofa, cuidada e nutrida, receptiva aguardando as novas plantas que chegam no mês seguinte.

Berinjela uma planta resistente que gosta do verão e bem adaptada ao calor.

 

Berinjela de Forno

Numa forma antiaderente, ou num refratário coloque um pouco de azeite de oliva.

Lave uma berinjela e corte em cubos com a casca, e reserve na água com um pouco de sal.
Pique um pimentão vermelho e um amarelo de tamanho médio.
Pique uma cebola média em cubinhos.
Agora escorra a berinjela, coloque na forma, acrescente o pimentão e a cebola cortada, misturando tudo com uma colher de pau.
Acrescente meia xícara de passas brancas lavadas, cinco castanhas picadas, sal, um pouco de orégano. Vai ao forno médio até ficar macio, mexendo de vez em quando com a colher de pau.

Tirando do forno acrescente mais um pouco de azeite de oliva, um pouco de vinagre, catchup, curry, só para temperar.

Está pronto um delicioso prato que pode ser servido quente, acompanhando as refeições, como também pode ser servido frio, com diferentes pães na forma de patê.

Enjoy!

Você também pode gostar de