Os Sete Chakras

Os Chakras

30 de abril de 2018

O Sistema dos Chakras está para o nosso corpo como a eletricidade está para o planeta. São os chakras que acionam e distribuem a energia no nosso corpo. Através deles, num amplo sistema de rede, integramos a espiritualidade com o físico. Isto se dá através de uma sofisticada rede de energia, que conecta e coordena a espiritualidade com a realidade física. A conexão com a Fonte, e a transmissão da energia, se dá através da alma, que se expressa pelas emoções e pelos sentimentos. Estudar essa rede de energia, o funcionamento dos chakras, não somente é de grande importância, como é indispensável no processo de autodesenvolvimento.

Então, nada é separado. Num processo muito complexo, tudo está ligado através da Consciência. A Consciência está diretamente ligada com a Fonte e a Alma é um intermediador entre os mundos superiores e os mundos inferiores. Como já sabiam os antigos alquimistas, “como está em cima, está embaixo.”

Chakra é uma palavra em sânscrito que significa “roda”. Eles são nossos “corações energéticos”, são os órgãos de captação da energia do Campo de Energia Universal que nos envolve, trazendo esta energia para dentro do nosso corpo físico. Em uma espécie de intercâmbio entre o mundo de fora e o nosso mundo de dentro. Nossa saúde depende primariamente do bom funcionamento dos nossos chakras. A energia absorvida e metabolizada pelos chakras segue seu caminho através do plexo nervoso próximo à localização de cada chakra correspondente, assim influenciando nosso estado psíquico e nossa saúde física.

Na anatomia dos chakras, temos ao todo sete principais e vários secundários. Estes são os pontos usados na acupuntura para restaurar o equilíbrio e a saúde do corpo físico. Para um chakra funcionar de modo apropriado, a energia precisa ser absorvida, isto é, girando no sentido horário, trazendo a energia para dentro. Caso contrário, com o funcionamento afetado, quando o chakra está girando no sentido anti-horário jogando a energia para fora, temos o que na psicologia é chamado de projeção da realidade. Fisicamente, nossa sensação é de cansaço, porque nossa bateria está fraca ou mesmo descarregada.

Na tradição oriental, esta energia é chamada de prana ou ch’i. Na tradição do Ioga e outras práticas similares existem muitos exercícios para ativar e fortalecer o funcionamento dos chakras. Então, a energia ou prana é absorvida pelos chakras e se conecta com o centro do corpo, dentro da principal corrente de energia. Esta flui ao longo da coluna, num movimento ascendente e descendente ligando e conectando os níveis superiores e os níveis inferiores. Este é o grande duto de energia dentro do qual todos os chakras estão conectados e liberam a energia que captam do Campo de Energia Universal – VIDA – que existe à nossa volta.

À proporção que amadurecemos, os chakras também se desenvolvem. Cada um deles representa os padrões psicológicos que envolvem a vida do indivíduo. Nos capítulos que se seguem, conheceremos cada chakra separadamente: suas necessidades, suas funções, suas principais distorções, dar sentido e compreender o funcionamento da psicossomática.

Você também pode gostar de