Os Sete Chakras

Primeiro Chakra – Sua função e suas necessidades básicas

29 de maio de 2018

CHAKRAS – As três principais funções
– Vitalizar todas as camadas da aura, que, como consequência, são responsáveis pela vitalidade do corpo físico.

– Estimular o desenvolvimento de diferentes aspectos da autoconsciência e, assim, o desenvolvimento e a conexão com a espiritualidade. A cada chakra está associado um aspecto psicológico específico.

– Transmitir a energia entre as diferentes camadas do campo áurico.

Primeiro chakra – Sua função e suas necessidades básicas
No corpo físico, a localização do primeiro chakra fica entre o ânus e os genitais, sendo denominado também de Centro Coccígeno. É um vórtice energético que abre para baixo em direção ao planeta e se conecta ao resto do sistema, por meio da principal corrente de energia do corpo até a cabeça. Funciona como uma espécie de bomba e, através do cóccix, movimenta a energia para cima e para baixo, conectando os demais chakras com a energia da Terra, da sobrevivência, da alegria de viver.

Psicologicamente, está associado a questões de segurança, de confiança, de sobrevivência. Determina a quantidade de energia física disponível no sistema, nossa vontade de viver e também está ligado com o mundo das nossas sensações, como frio e calor, por exemplo.

Como podemos perceber, se trata de um chakra muito importante, pois influencia diretamente nosso estado de saúde, nosso estar bem. Vale lembrar que o chakra saudável gira no sentido horário, isto é, trazendo a energia de fora para dentro. Quando o primeiro chakra está conectado, podemos dizer que a pessoa está bem plantada no mundo, troca energia com a terra, o que resulta fisicamente em pernas e ossos fortes. É importante também porque regula o sistema imunológico, nossa autodefesa, e é nosso grande aliado na recuperação da saúde.

Quando este chakra se encontra obstruído, sentimos falta de energia vital e ficamos com a imunidade baixa, o que pode nos adoecer.

Os órgãos físicos associados ao primeiro chakra são a coluna vertebral, os rins e os ossos.

A cor associada é o vermelho. Emoções associadas a este chakra são: o medo, a insegurança e o não pertencimento.

Um chakra forte resulta em confiança na vida, pertencer a uma família, fazer parte de um país, ter um abrigo, um lar, um lugar seguro no mundo.

EXERCÍCIO PARA FORTALECER O PRIMEIRO CHAKRA
Em pé ou andando, imagine longas raízes vermelhas, saindo pela planta dos seus pés, entrando para dentro da terra atravessando suas diferentes camadas, e ainda essas raízes se conectando no centro do núcleo da Terra, na sua potente energia vermelha. Enquanto você faz esta conexão energética, fisicamente, preste atenção na planta dos seus pés, no contato com a terra. Provavelmente você sentirá um calor que sobe pelas pernas, se sentindo seguro, conectado com a terra. A nossa constituição tem uma grande semelhança com as árvores, que estão enraizadas na busca de sua nutrição na terra e se elevam em busca do sol e do calor para crescer e se desenvolver. A diferença é que nós, humanos, somos como árvores que se movimentam, e que se alimentam não apenas da energia do planeta, mas também das raízes, de tubérculos, hortaliças e frutos que a fartura da terra produz junto com o sol.

Toda esta conexão se dá no primeiro centro de consciência, o CHAKRA BÁSICO.

Você também pode gostar de