Artigos

A Vida é Bela, depende o que fazemos dela

21 de agosto de 2018

Esta frase é da minha autoria e sempre esteve presente na minha vida. Na minha trajetória de vida ela foi me norteando, me inspirando a seguir em frente.

Então quando podemos responder afirmativamente a estas três perguntas:

Estou feliz aonde estou? Estou feliz com quem estou? Estou feliz com o que eu faço? Se manifesta dentro de nós um estado interno de plenitude, alegria e felicidade que toma conta do nosso Ser.

Começamos a entender e compreender o que ouvimos inúmeras vezes: Que o Paraíso está dentro de nós e não fora. Que tudo o que precisamos, está perto de nós, na verdade não precisamos procurar muito, é só prestar atenção, observar.

A felicidade e a satisfação estão nas pequenas coisas. As grandes coisas são momentâneas, passageiras, são efêmeras.

Agora para percebermos todas as dádivas que estão à nossa disposição, precisamos de uma visão clara e de uma ação correta. Muitas vezes pensamentos emocionalizados, turvam a nossa visão e acabamos não enxergando nada de belo. Nos sentimos derrotados, tudo porque enxergamos o mundo através dos pensamentos negativos oriundos do nosso medo, do fracasso, julgamento, inveja, etc. O pior disso é que parece verdade, e leva um bom tempo de empenho no caminho do autodesenvolvimento para descobrirmos como, e onde, estes sentimentos e pensamentos tem a sua origem.

Também dá para perceber que a tal felicidade é uma conquista individual, é uma superação constante dessas armadilhas que a vida nos traz. Estas são as provas, os testes, fazem parte do pacote de aprendizado. Às vezes as lições são mais simples, às vezes mais complexas. Outras vezes tem até segunda época, ou não passamos de ano.

TUDO DE NOVO, SEMPRE EU! Cuidado com o papel de vítima.

É melhor refletir: o que aqui eu ainda não aprendi, com esta situação específica? Porque este tema se repete na minha vida?

Com tudo isso fica claro que a Vida é uma grande escola, onde os ensinamentos precisam ser testados, para serem validados, eles viram prática. Na vida não progredimos com teorias bem elaboradas por mais encantador que isso possa ser. Podemos nos enganar com bonitas frases, com sofisticadas filosofias. Estas precisam ser testadas, para fazerem sentido para cada um de nós. Aqui está a parte mais difícil, podemos até ficar presos por um tempo nas armadilhas do nosso ego, mas precisamos passar de ano para seguir em frente.

Então podemos observar as várias etapas, que começam com o maternal, ainda na infância, vão avançando para o primeiro e segundo grau. Na época certa tem até vestibular, faculdade, mestrado, doutorado, Tese para defender.

Nesta trajetória vamos adquirindo conhecimento, mas também descartando certezas, valores que não nos servem mais.

Vamos criando um arcabouço de conhecimento que faz sentido para nós individualmente. Com isso vamos nos conhecendo melhor, acertando nossas escolhas, limpando os esqueletos do nosso armário.

Isso tudo é tarefa de uma vida toda. Vamos conhecendo muitas pessoas, lugares e o mais importante, vamos reconhecendo aquilo que se encaixa no nosso jeito de Ser.

A VIDA É ABUNDÂNCIA, CELEBRAÇÃO, MOVIMENTO, FLUIDEZ.

ESTAGNAÇÃO, RIGIDEZ, FALTA, É ESTAR NA CONTRA MÃO DO FLUXO.

Então podemos responder as três perguntas afirmativamente. Sendo muito feliz no lugar aonde estamos, com as pessoas que estamos, e com aquilo que estamos fazendo.

E ainda parecido com a conquista da formatura vem a satisfação: VALEU A PENA, EU CHEGUEI LÁ!

Você também pode gostar de