Os Sete Chakras

Quarto Chakra – Suas funções e necessidades básicas

4 de setembro de 2018

O quarto chakra está localizado bem no meio do peito, também é chamado de chakra do coração. Este é o centro através do qual amamos, e pelo qual flui toda a energia que dá sentido à vida. Quanto mais aberto estiver este centro, mais teremos capacidade de experimentar formas mais amplas de amar. Através dos cordões deste centro ligamos aos centros do coração de outras pessoas com as quais temos uma relação de amor. Isto inclui, pais, filhos, cônjuges, amantes, amigos especiais. Quando este centro estiver aberto temos a capacidade de enxergar o outro inteiro, como o nosso semelhante, com os seus aspectos desenvolvidos, bem como os ainda não desenvolvidos. Dessa forma, temos a capacidade de aceitar estes aspectos não desenvolvidos. Quando o chakra está fechado, a pessoa tem dificuldade de amar no sentido de nada esperar em troca.

É um amplo campo de troca, não só nos relacionamentos humanos, como também com tudo que está à nossa volta, os animais, as plantas, a Terra, os recursos planetários, o Universo.

Aberto, isto é, girando no sentido horário, nos dá uma sensação de pertencimento à uma família, à um país, à grande família humana. Pertencemos às estrelas, nossa verdadeira origem.

O quarto chakra é a ponte entre os três primeiros chakras inferiores, ligados ao desenvolvimento da personalidade, do desenvolvimento físico, com os chakras superiores de aspecto espiritual, com o desenvolvimento da alma, com a missão, nosso propósito de vida.

Então é como que se, respiramos a vida através do quarto chakra, onde o oxigênio é o amor.

No plano físico os órgãos governados por este chakra, são o coração, os pulmões, sistema circulatório, sistema respiratório.

Por esta razão os relacionamentos nos afetam diretamente. Uma porque são nosso grande desafio para o crescimento espiritual, só crescemos através dessa troca. Por outro lado, são como a respiração, precisamos dessa troca, de dar e receber amor, para continuar crescendo e se desenvolvendo com uma respiração saudável para termos um coração saudável.

Então com o coração fechado, pelas mágoas, ressentimentos, pelo isolamento, pela falta de amor, ficamos doentes, estagnados. A cura vem do lado oposto, da superação, de se abrir, de tentar de novo, de dar a outra face.

Na parte posterior, no que se refere à vontade, este chakra comanda o ego e fica situado entre os omoplatas. É o centro através do qual perseguimos e agimos na busca daquilo que queremos. Se o chakra estiver aberto, isto é, girando no sentido horário, teremos uma atitude positiva perante a vida, enxergando as outras pessoas como pessoas que podem nos ajudar, e nos sustentar nas nossas realizações. Se o centro estiver fechado, acontecerá o contrário, veremos as pessoas como estorvos que se opõem ao que queremos realizar. Por isso, tentaremos passar por cima delas, sem conseguir ver a sua colaboração como pessoas que estão nos ajudando a realizar nossas tarefas.

Assim podemos ver que as verdadeiras lideranças, tem a ver com este quarto chakra desenvolvido e equilibrado, trabalho de várias experiências anteriores de aprendizado, que se transformaram em conhecimento e sabedoria.

Sugestão de exercício para movimentar o quarto chakra:

Escolha um objeto, uma obra de arte, ou uma planta, um bicho de estimação que você ama, que você valoriza, cuida, com o qual você se importa.

Sinta o seu coração, sinta a qualidade de amor/energia que flui de você para o objeto escolhido. Se permita um tempo para registrar a troca entre você e o objeto.

Agora que você conhece a qualidade da energia de troca, traga esta mesma energia de volta para você mesmo, dentro do seu coração. Como se você fosse o objeto escolhido do amor.

Quando estiver familiarizado com este campo de troca substitua o objeto por um outro ser humano pelo qual sente empatia, e perceba como é mais fácil amar objetos, plantas e animais do que amar a si mesmo, que é a premissa indispensável para amar o próximo. Também é a premissa para praticar a inclusão, o respeito mútuo, a colaboração, etc.

happy couple jumping on the beach at sunset, family summer holidays or honeymoon

 

 

Você também pode gostar de