Os Sete Chakras

Sexto Chakra -Suas Funções e Necessidades Básicas

6 de novembro de 2018

O sexto ckakra também é chamado de centro da testa, ou ainda Terceiro Olho. Fisicamente, está situado no centro da testa, entre as sobrancelhas. Está associado à capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais.

É o centro onde se acham nossos padrões, nossos conceitos da realidade, a maneira como vemos o mundo e, de acordo com estas crenças, é como o mundo nos responderá. É o nosso conceito de ética, que está de acordo com as nossas experiências vividas, muitas vezes infantis ou ainda de vidas passadas.

No corpo, é responsável pela parte do cérebro inferior, o olho esquerdo, os ouvidos, o nariz e o sistema nervoso. A glândula associada é a Pituitária.

Se o ckakra estiver girando no sentido anti-horário, provavelmente a pessoa terá conceitos mentais confusos, com imagens distorcidas acerca da realidade, geralmente negativas, o que acaba levando a criar sua realidade através da distorção.

Fechado, o chakra apresenta uma depressão, que pode ser passageira ou crônica, sempre ligada a alguma situação que a pessoa não consegue resolver.

Já aberto, isto é, girando no sentido horário, a pessoa terá clareza de pensamentos, achando as soluções para seus problemas, a partir de um conhecimento interior, que estará alinhado com o seu próprio código de ética, a sua verdade, e não com uma verdade estabelecida por dogmas ou pelas experiências de outros. É centro da intuição, por isso é chamado de Terceiro Olho, o sexto sentido, que acessamos através da meditação.

Já na parte dorsal da cabeça está o chakra ligado à vontade, à implementação das ideias criativas formuladas através do centro da testa. Se este chakra estiver aberto, a pessoa conseguirá implantar suas ideias através da vontade e desta forma materializá-las no mundo. Se, ao contrário, ele estiver fechado, a pessoa terá dificuldade de realizar os seus projetos.

Por isso, é muito importante o funcionamento harmônico deste chakra para a felicidade, a realização e um bom desempenho na vida. Seja este profissional, afetivo, intelectual, estará diretamente ligado a experiências anteriores, a uma certa expertise que todos trazemos na bagagem. E também está ligado aos nossos sonhos, aos insights para as novas aptidões que queremos desenvolver.

Na nossa vida, o sexto nível funciona como uma espécie de GPS, que sinaliza o caminho a seguir, que transpõe os obstáculos, porque enxergamos com uma visão interna os sinais.

A principal ferramenta aqui é a Meditação de diferentes naturezas. Igualmente como acontece com exercício físico, a meditação está associada ao prazer, ao estar bem da alma. Fundamental e desafiante é descobrir qual é a certa para cada um de nós. Ela não pode ser um esforço, precisa fluir.

Meditação do Sexto Chakra

Sente-se numa posição confortável, crie uma atmosfera de tranquilidade, de calma, sem interferências externas. Lembre-se, que este é um momento só seu. Faça ele especial, acenda uma vela, toque uma música suave, sinta o silêncio. O que é importante para você. Feche os olhos.

Observe a mente tagarela, sem julgar. Apenas observe os pensamentos passando, como nuvens, torne-se um espectador desinteressado.

Você vai observar que os espaços entre um pensamento e outro vão se alternando com um vazio, que vai aumentando. Quando você alcançar uma estabilidade no vazio, poderá visualizar uma solução para um determinado problema, ou ver o seu sonho mais nítido, ou mesmo ter uma intuição sobre algo que ainda nem estava no seu radar.

Lembre-se que meditação é prática, persistência e perseverança. E quando o corpo começa a registrar os benefícios e a qualidade destes momentos, ele é o nosso maior aliado. Faz nos lembrar da meditação, do horário, do compromisso. A mesma coisa acontece quando nosso exercício físico é associado ao prazer e à tranquilidade, e que, portanto, é uma escolha que fazemos, e não uma moda ou obrigação imposta.

A meditação melhora o stress e a qualidade vida, por consequência a saúde e o estar bem.

 

Você também pode gostar de