Os Sete Chakras

Sétimo Chakra – Suas Funções e Necessidades Básicas

3 de dezembro de 2018

O sétimo chakra é também chamado de Chakra da Coroa. Está situado no topo da cabeça, com um movimento em espiral na direção do alto nos conectando com o Universo. Esta conexão é a mesma do primeiro chakra, que ,como já vimos anteriormente, aponta para baixo e nos conecta com a Terra.

Aqui podemos compreender melhor como cada um de nós é um cidadão de dois mundos, em que temos um lado terreno, um corpo físico, e um lado espiritual, uma alma conectada com o seu propósito e sua verdadeira origem, o Espírito. Esta conexão céu/terra acontece dentro da coluna vertebral, no centro do sistema nervoso, ao longo de todo o sistema dos sete ckakras, como vimos nas explanações anteriores, numa constante troca entre estas duas energias.

No bebê podemos sentir este lugar fisicamente, no ponto em que se situa a moleira e onde, mesmo depois de adultos, permanece uma pequena depressão nesta parte do crânio.

Na parte energética, o sétimo chakra está associado à conexão que temos com o todo, isto é, a integração de todo nosso Ser – físico, emocional, mental e espiritual.

No plano físico, as áreas de sua responsabilidade  são o cérebro superior, o olho direito e a glândula Pineal.

No corpo físico coordena os diferentes sistemas como um todo – o conjunto da estrutura óssea, o conjunto dos músculos, o conjunto da pele – , atuando no papel de maestro de uma grande orquestra que precisa estar afinada para ser harmônica.

Com este centro fechado, a pessoa provavelmente não terá uma conexão com a espiritualidade. Assim, não terá um “sentimento cósmico”, não saberá o que dizem as outras pessoas quando falam de suas experiências espirituais.

Já aberto, a pessoa poderá experimentar a espiritualidade como um estado de ser, um estado de transcendência da realidade mundana para o infinito. Essa experiência espiritual vai além do mundo físico e cria na pessoa um sentido de totalidade, de paz e de fé, revelando o propósito e a compreensão da sua vida e da sua existência.

Exercício para ativar o Sétimo Chakra:

Escolha um ambiente calmo e tranquilo. Sente-se numa posição confortável com a coluna ereta. Para o seu conforto coloque uma pequena almofada de apoio na região do sacro. O resto da coluna fica livre.

Concentre-se na sua respiração. Inspire pela pélvis, acompanhe a respiração pelo plexo solar até os pulmões. Com a expiração faça o caminho inverso e perceba a figura de um oito se formando no contínuo da sua inspiração /expiração, que se cruza no plexo solar.

Agora traga sua atenção um pouco acima do topo da cabeça. Você está energeticamente dentro do Sétimo Chakra. Usando sua imaginação, perceba-se como um guarda-florestal atento, que está num lugar avantajado avistando e cuidando de toda a floresta. Como em um incêndio, por exemplo, quando imediatamente se comunica com o guarda da base, cuja função é a de tomar as providências cabíveis.

Perceba a comunicação vertical CÉU/ TERRA entre todos os chakras subindo e descendo dentro da coluna vertebral. Você perceberá como os diferentes níveis se comunicam, o que lhe trará a sensação de um todo e a clareza de pertencimento a essas duas naturezas.

Você também pode gostar de