Artigos

O Ser Humano indivisível -integração dos quatro corpos, físico, emocional, mental, espiritual

30 de setembro de 2019

Para facilitar o entendimento de um Ser Humano, falamos separadamente dos nossos quatro corpos, físico, emocional, mental e espiritual. Somos seres complexos, indivisíveis, onde os quatro corpos funcionam juntos, num grande todo.

Observando as quatro estações que se sucedem ao longo do ano, também percebemos um ritmo bem definido, que segue obedecendo uma ordem natural, estrutural. Tal qual os anos vão formando os séculos, as quatro estações se repetem formando os anos.

As quatro estações estão associadas aos quatro elementos da natureza.

Assim a primavera está associada ao elemento Terra. O verão está associado ao elemento Fogo. O outono está associado ao elemento Ar. E o inverno ao elemento Água. Nada é separado, tudo se entrelaça, numa eterna sucessão. Tudo obedece a uma ordem arquetípica que está presente em toda natureza. Como somos parte dessa natureza, assim esse ritmo, essa sucessão, também está presente em nós os humanos. Essa força entrelaça a nossa organização física e psíquica.

Cada elemento nutre o elemento seguinte, entrelaçando as diferentes estações num ritmo e uma ordem inexorável.

O elemento água do Inverno nutre a Terra da Primavera, fazendo tudo brotar. O Verão com o calor do elemento Fogo desenvolve os frutos, que estão prontos para a colheita no Outono. Onde agora com o elemento Ar, o vento, os frutos se não forem colhidos, caem no chão, igual às folhas, que caem, e deixam as árvores nuas no inverno. E depois tudo recomeça, tudo brotando na primavera, num novo ciclo, com mais um novo ano.

Então em nós os humanos, nosso corpo físico, que corresponde ao elemento Terra, é nutrido pelo corpo emocional ligado ao elemento Água. Este por sua vez é arejado com o elemento ar do Corpo Mental, e tudo é aquecido com o elemento Fogo ligado com ao coração e a espiritualidade.

Para termos saúde, nossas estações, os elementos (nossos corpos) precisam de um equilíbrio constante. Para nossa saúde, precisamos da harmonia destes quatro elementos, o que é uma grande tarefa.

Então cuidar da sobrevivência, com uma alimentação sadia, um sono apropriado, e exercício físico adequado que nos dê prazer, é um bom começo. Precisamos estar atentos à observação das nossas emoções, porque são elas que puxam o nosso tapete, junto com os pensamentos negativos. Esta é uma tarefa que dura a vida inteira.

Mas estar consciente desta tarefa é altamente compensador, porque na direção do barco no mar da vida somos nós que estamos na direção. Não somos vítimas e sim estamos sempre diante de escolhas. Onde às vezes acertamos, às vezes erramos, e ainda às vezes por preguiça deixamos a oportunidade passar.

Então o elemento Fogo que está associado com nosso coração, nossa espiritualidade, nossa consciência, funciona como uma espécie de fiação que junta tudo isto. Esta fiação funciona como um fio condutor, onde também podemos transitar, em diferentes momentos, mais presentes, mais conectados com este ou aquele elemento. Somos indivisíveis como os anos que se seguem e os séculos que se sucedem, enquanto no Universo acontece uma evolução extraordinária, dentro e fora de nós.

 É nossa tarefa lembrarmos sempre, que fazemos parte deste TODO, e por isso mesmo a importância de nos conhecermos primeiro.

Os Quatro Elementos

Você também pode gostar de