Este Viveiro está situado junto da Teia de Sustentação, que alimenta a vida que lá desabrocha e floresce. Lá encontramos o poço aberto há cinquenta anos e, ao lado, temos uma composteira, esta uma realização mais recente.
A composteira nos ensina a importância do aproveitamento das sobras para a produção de novos alimentos. Este é um ensinamento da natureza, onde o caminho é circular e tudo se transforma. Isso nos ensina sobre a abundância, que com consciência nada vai faltar, nem água, nem os nutrientes para termos a próxima colheita.
Para que o Viveiro do Chris seja produtivo, esses dois ingredientes são fundamentais, assim como os cuidados e do carinho para as hortaliças e os legumes plantados ali. Com o tempo também aprendemos que a horta precisa de diversidade espécies. Observamos que justamente a diversidade confere saúde às plantas, além da estética e da beleza da horta.
Ao lado do viveiro está a “farmácia”, que cuida das hortaliças com a diversidade dos chás, dos aromas atraindo as borboletas os passarinhos. Por tudo isso podemos concluir que o Viveiro do Cris, além de nos ensinar, é um lugar muito divertido que estimula a nossa imaginação…