Por Adriana Guedes Willecke
Uma das delícias de ser avó é poder mostrar o mundo dos livros infantis para minha neta. E depois de muitas vezes ler para ela a história do livro Não!, da escritora e ilustradora espanhola Marta Altés, resolvi sugerir para leitura da galerinha.
Comprei este livro sem ter lido antes a história. Por volta de completar seu primeiro ano de vida, minha neta começou a se interessar e a folhear as páginas do livro, que logo se tornou seu favorito. Sempre que vem passar algumas horas aqui em casa, pede a quem estiver por perto para contar a história. E de tanto ouvir, “NÃO” foi uma das primeiras palavras que ela se pôs o falar.
O livro conta diversas (e divertidas) situações cotidianas de um cachorro de estimação com a família a que pertence, sempre sob o ponto de vista dele. Depois de passar por diferentes encrencas, o simpático e bem-intencionado animal revela toda sua ingenuidade quando se pergunta sobre o mistério do nome gravado em sua coleira…
Confesso que a leitura deste livro me trouxe boas risadas e muitos momentos de alegria com minha neta. E a narrativa também me fez pensar em que, às vezes, as pessoas nos definem sem nos conhecer direito e que, outras vezes, nos definimos como queremos ser e não como somos.
Vale a pena a leitura, aproveitem!
Ficha técnica
- Título: Não!
- Texto e ilustrações: Marta Altés
- Tradução: Gilda Aquino
- Número de páginas: 32
- Editora: Brinque-Book
- Temas: Conto / Humor / Animais de estimação / Humanos / Relacionamento familiar / Obediência
- Sugestão de leitura da editora: compartilhada a partir de 2 anos e independente a partir de 7 anos.