A um homem nada se pode ensinar. Tudo que podemos fazer é ajudá-lo a encontrar as coisas dentro de si mesmo.
GALILEU
O “CONHECER-SE”, como apresentado aqui, é uma ferramenta eficaz e poderosa para o autoconhecimento, dentro de uma natureza simples e profunda.
Esse conhecimento faz parte da própria natureza e por isso está organizado de uma forma orgânica, que facilita o entendimento do leitor. Para as pessoas que estão abertas e receptivas a este tipo de aprendizado, o conteúdo do “Conhecer-se” desperta em seu interior algo que elas já sabem, mas que se encontra ainda em estado de dormência.
Assim, a semente que dorme será estimulada a brotar através do conhecimento e a se desenvolver por meio de uma orientação segura de vários passos. Desta forma, a semente se transforma numa planta que se expande e se desenvolve naturalmente, dentro do seu próprio espaço e tempo. A planta então, respeitando seu próprio ritmo de desenvolvimento, vai se transformando numa grande árvore que, no tempo certo, florescerá e dará frutos. Estes por sua vez, ao encontrarem um terreno fértil, lançarão novas sementes para as árvores do futuro.
O Conhecimento do Ser Integrado, o “Conhecer-se”, está fundamentado em quatro vertentes científicas e filosóficas que se entrelaçam e, às vezes, até se fundem.
Usando a imagem da Árvore do Conhecimento, suas raízes estão bem ancoradas na CIÊNCIA ANTROPOSÓFICA de Rudolf Steiner, com um olhar voltado para a Natureza e para o Homem, no seu aspecto quádruplo, no seu aspecto ternário e nas leis de sua própria biografia.
O Tronco da árvore, a estrutura do “Conhecer-se”, está fortemente apoiada na BRENNAN HEALING SCIENCE, de Barbara Brenann. O conhecimento das sete camadas do campo áurico, das quatro dimensões, a maneira como ela organizou o entendimento do campo de energia humano, o fluxo da energia vital dentro do corpo humano, dão solidez e estrutura a esse aprendizado.
Os cinco robustos galhos dessa árvore são as cinco principais defesas de caráter da BIOENERGÉTICA Wilhelm Reich. É o estudo da Caracterologia Humana.
Identificar as folhas e descobrir os frutos dessa árvore faz parte do Trabalho do Caminho, o PATHWORK, metodologia desenvolvida a partir das palestras do Guia, canalizadas por Eva Pierrakos.
Assim, o “CONHECER-SE” não pretende ser um fim em si mesmo, mas antes um começo, um despertar da nossa consciência energética. Pretende sim, ser uma ferramenta de trabalho para nossa realização pessoal, para a cura das nossas dificuldades e, principalmente, para podermos desenvolver a ampliar nossa consciência com um novo olhar para a Natureza, para o Homem e para Deus.
O livro foi originalmente publicado em 2006 e hoje encontra-se esgotado. Mas você pode seguir esse caminho de descoberta nos posts a seguir:
- Os quatro reinos na natureza – O Reino MineralEstudar e compreender os quatro Reinos da Natureza, segundo a visão da Antroposofia de Rudolf Steiner, desperta em nós um conhecimento vivo que está ao mesmo tempo fora e dentro de nós mesmos. Está incluída aí a trajetória […]
- Os quatro reinos na natureza – O Reino VegetalA planta é um ser intermediário entre o Reino Mineral e o Reino Animal. Isto podemos observar a partir da conformação de um vegetal que, enraizado no solo, assimila os nutrientes que precisa, elevando-os ao seu estado de […]
- Os quatro reinos na natureza – O Reino AnimalCaracterizar um animal não é tão simples como parece. Isto porque a classificação do Reino Animal – na Escala Taxonômica Zoológica – é muito extensa. Nela encontramos formas de vida simples e unicelulares chamadas de protistas; formas intermediárias […]
- Os quatro reinos na natureza – O Reino HumanoÉ muito comum a concepção de que o homem é um animal evoluído e, portanto, não deixa de ser um animal. Muito dessa ideia devemos à Darwin. Ela é análoga à afirmação de que as os animais são […]